por Marco Botter*

A capital colombiana, Bogotá, deve passar a contar com uma linha de metrô como opção de transporte para os seus cidadãos até o ano de 2028. E a Telar se orgulha de estar envolvida na realização deste sonho ao ser responsável pelas obras de drenagem urbana necessárias para a implantação do sistema. Atualmente, segundo a prefeitura da cidade, a Linha 1 de metrô já teve concluída 15,8% de sua extensão. Também estão garantidos os recursos para a construção da Linha 2.

A expectativa pela chegada deste meio de transporte em Bogotá existe há 60 anos desde a primeira vez em que as obras foram cogitadas. Houve contratempos recentes para a continuação de todo o trabalho de implantação do metrô, mas eles foram superados com sucesso.

A pandemia de Covid-19 foi um desafio com a necessidade de serem paralisadas as obras de implantação. Contudo, assim que houve melhora nos índices da crise sanitária, elas retornaram a todo vapor. O clima político colombiano também chegou a suspender as obras. Entretanto, pacificado o país, cada vez está mais próximo de os bogotanos passarem a se deslocar pela sua cidade via metrô.

É grande a importância do surgimento desta opção de transporte. A mobilidade urbana é um tema que costuma render muitos debates na capital do país. Os mais de 11 milhões de habitantes da quinta cidade mais populosa da América Latina estão acostumados a passar parte considerável dos seus dias no trânsito ao utilizarem o carro como meio de transporte. Em média, acumulam 52 minutos no deslocamento para o trabalho ou para instituições de educação. A viagem de ida e volta diária soma quase duas horas por conta de engarrafamentos. O dado é fornecido pelo Numbeo, um banco de dados global de indicadores de qualidade de vida em diferentes cidades.

O governo local ainda tem previsto a realização de diversas obras públicas com foco na melhoria da mobilidade urbana a partir deste ano até 2035. Entre as ideias, estão novas linhas de bonde, pistas de alta velocidade e teleféricos, sem contar a primeira linha de metrô.

Por fim, a implantação do metrô colombiano se trata de um investimento fundamental em infraestrutura que chega à cifra de R$ 17,6 bilhões. Obras do gênero, além de possuírem objetivos específicos para melhorar a vida da população envolvida, também apresentam efeitos econômicos positivos ao gerarem postos de trabalho e demandarem matéria-prima. A implantação de grandes projetos de infraestrutura, aliada ao bom planejamento e a muito trabalho, é sempre o melhor caminho para a realização de grandes sonhos.

Marco Botter

Engenheiro Civil

Diretor da empresa Telar Engenharia e Comércio S/A.