O Mercosul teve seu início em 1991 e, muito antes disso, empresários brasileiros do setor da construção civil já planejavam a expansão de seus negócios para os países que fazem parte do acordo.

Entre os projetos realizados, podemos citar flats e um shopping center na cidade de Punta del Este (Uruguai). De lá para cá muita coisa mudou e a engenharia brasileira tem conquistado espaço na América do Sul, como um todo.  

Fundada há 53 anos a construtora Telar Engenharia teve sua estreia no exterior, mais precisamente no Uruguai, no ano de 2004. A obra de recuperação da centenária Rede Arteaga foi a primeira a utilizar concreto projetado na revitalização de galerias, naquele país sul-americano. Desde então, a Telar já realizou projetos em diversos países e vem investindo para expandir sua presença no exterior.

Atualmente, a empresa está com obras em andamento no Equador e Colômbia, com contratos que chegam a R$100 milhões, gerando cerca de 100 empregos diretos e indiretos. “Na Colômbia estamos fazendo parte da drenagem urbana que é necessária para a implantação de linha do Metrô da cidade de Bogotá”, comenta Marco Botter, CEO da empresa. “Já estamos no país há três anos e pretendemos conquistar outros contratos, tanto que temos uma sucursal no país”, completa o empresário

O mercado internacional representou 10% do faturamento do Grupo nos últimos dois anos, por este motivo a expectativa é participar de novas concorrências em grandes cidades da América Latina.