Conheça mais sobre Abril Verde e o trabalho de prevenção de acidentes. 

A campanha Abril Verde visa conscientizar a todos a respeito da segurança e saúde no ambiente de trabalho. No geral, as temáticas mais pautadas são os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, que são adquiridas através da exposição àquele ambiente, bem como as suas formas de prevenção. 

Para tornar este trabalho de conscientização mais fácil, em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), designou o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi escolhida em memória às vítimas do acidente em uma mina que ocorreu em Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Nosso compromisso 

O nosso compromisso com os nossos funcionários se reafirma a cada dia. Buscamos prover um ambiente de trabalho seguro e saudável, garantindo o atendimento das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego estabelecido na política integrada da gestão de qualidade assinado pela TELAR Engenharia. 

Em todas as nossas obras e consórcios, há uma intensa mobilização para garantir o cumprimento das normas de segurança do trabalho. Treinamentos, exames médicos periódicos, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), diálogos diários de segurança e sinalização das frentes de serviço são algumas das medidas realizadas pela nossa equipe. 

Para além das medidas implementadas, também temos profissionais engajados com a fiscalização, seja ela das nossas obras, ou de empresas terceirizadas e consórcios. De acordo com o Carlos Eduardo Antonangelo, nosso engenheiro de segurança do trabalho da linha 13 junto à CPTM em São Paulo, “é analisado e identificado qualquer inconformidade ou irregularidade, averiguando se todas as leis e normas regulamentadoras estão sendo aplicáveis e respeitadas durante a execução da atividade”. Esse acompanhamento, como complementa o colaborador Vildson Martineli, técnico em segurança do trabalho, é feito diariamente, com trocas de informações entre encarregados e mestres de obra, inspeções e diálogos corpo a corpo com os colaboradores das frentes de serviço e o registro fotográficos das áreas de trabalho. O mesmo é feito em relação às empresas subcontratadas, as equipes, supervisão, cliente e fiscalização sempre de uma forma respeitosa e profissional. 

Além disso, mantemos campanhas mensais de saúde para alerta e prevenção, a exemplo da campanha do Expresso Zero Acidentes que foi uma campanha “com duração de 09 meses durante o ano de 2022 em todas as semanas foram apresentados diversos temas como, choque elétrico, atropelamentos em ferrovias e vias públicas, uso do EPI e EPC, ordem e limpeza, coleta seletiva de resíduos e qualidade”, como explicou o Engenheiro Carlos Eduardo. 

Assim, mantemos o nosso alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, atendendo ao objetivo 2, que assegura saúde e bem-estar e ao 8, que visa a promoção de trabalho decente e crescimento econômico. 

Neste Abril Verde, renovamos o nosso compromisso com quem está diariamente colaborando com a nossa empresa. 

@TelarEngenharia